Espaço de informação dedicado à publicação dos PROJETOS finais dos alunos de Mestrados, Licenciaturas e CTEsP.


Ano Letivo 2024/2025

Ano Letivo 2023/2024


ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Ano Letivo 2024/2025

ALUNOTEMAORIENTADORRESUMO


Ano Letivo 2023/2024

ALUNOTEMAORIENTADORRESUMO
Evideila Safira Tavares FerreiraEstudo Comparativo da Corrosividade e Estabilidade Oxidativa do diesel fóssil com diferentes incorporações de biodieselRoberta Panízio
(BioBIP)
Nesse trabalho foi avaliada a corrosão de metais como ligas de  alumínio e cobre imersas em misturas diesel/biodiesel comerciais como B7 e B15 e em biodiesel puro (B100) produzido em laboratório, bem como a estabilidade oxidativa desses biocombustíveis.
Joana Amaral AraújoProdução de bioetanol a partir de resíduos  florestais – Implementação de Biorrefinarias de Etanol CelulósicoPaulo Brito (IPPortalegre)
Susana Marques (LNEG)
O trabalho, desenvolvido na Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias do LNEG, passou pela caracterização química de uma amostra de Biomassa Florestal Residual (BFR) de eucalipto pré-tratada por explosão com vapor. Posteriormente, avaliou-se a hidrólise enzimática (HE) e o processo de fermentação a etanol usando essa biomassa residual de natureza lenhocelulósica.
Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade técnica de conversão de BFR de eucalipto a etanol, constituindo uma matéria-prima atrativa para a implementação de biorrefinarias de etanol celulósico.
Pedro Miguel Raposo CasteloAvaliação do potencial de produção de biogás a partir de efluentes suinícolasBruna Rijo (IPPortalegre)
Roberta Panízio (BioBIP)
Foram usados resíduos de suínos e equídeos, analisando a sua composição e o seu potencial de produção de biogás.
Ticiana Samony GomesEstudo do efeito da digestão anaeróbia na qualidade dos efluentes de uma Estação de Tratamento de Águas ResiduaisRoberta Panízio (BioBIP)Foram realizados estudos de produção de biogás, usando como substrato e meio de anabiose as águas efluentes de uma ETAR, bem como dreche cervejeira e esterco de vaca como inóculo.

MESTRADO EM INFORMÁTICA

Resumo: Este trabalho visa efetuar uma comparação entre modelos de previsão de séries temporais, nomeadamente, Holt-Winters, ARIMA, Long Short-Term Memory (LSTM) e Prophet, quando aplicados a dados reais de caudais de água distribuídos em quatro setores de abastecimento de aglomerados urbanos, situados em zonas rurais, onde existia uma medição de caudal e respetivo registo com uma frequência máxima de uma hora. Os setores em causa foram o de Janeiro de Cima e Aldeia de Joanes, no concelho do Fundão, Degolados, no concelho de Campo Maior e Alcáçova, no concelho de Elvas, todos situados em Portugal. A comparação foi feita de forma determinística utilizando as métricas de avaliação Erro Médio Absoluto, Raiz do Erro Quadrático Médio e Coeficiente de Determinação. As métricas foram calculadas para previsões de curto prazo, 10 dias, e de longo prazo, 3 meses. Os resultados mostraram que o modelo ARIMA era mais eficiente para previsões de curto prazo, sendo o modelo LSTM mais eficiente nas previsões de longo prazo. Verificou-se que em zonas com oscilações de consumo significativas que perturbavam os padrões de uma forma aleatória, nenhum modelo conseguiu efetuar previsões minimamente aceitáveis. Por outro lado, verificou-se a potencialidade dos modelos LSTM e Prophet em efetuarem previsões tendo em conta a sazonalidade anual, característica determinante para deteção de anomalias.

Juri:

Presidente – Secundino Domingos Marques Lopes

Orientador – Mónica Vieira Martins

Arguente – Vítor Beires Nogueira, Universidade de Évora

Resumo: Este trabalho visa a avaliação e comparação de modelos baseados na arquitetura de Transformers para a tarefa de Pergunta/Resposta que foram pré-treinados com dados em língua portuguesa. Foi feito o ajuste fino de três modelos de linguagem baseados no modelo BERTimbau (modelo BERT pré-treinado para português): o bert-base-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-BASE); o faquad-bert-base-portuguese-cased (FAQUAD-PT-BASE) e o bert-large-cased-squad-v1.1-portuguese (SQUAD-PT-LARGE). Estes modelos fazem uso da arquitetura Transformer, possuindo respetivamente 108 334 082, 108 334 082 e 333 348 866 parâmetros. Para efetuar o ajuste fino, foi construído um dataset no formato SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) com 265 perguntas em português europeu, acerca da Fundação da Nossa Senhora da Esperança. A validação do desempenho dos modelos foi efetuada através das métricas F1 e accuracy, tendo o melhor resultado sido alcançado com o modelo SQUAD-PT-BASE com um F1 de 0,91111 e uma accuracy de 0,96154. Os valores obtidos permitem concluir que o ajuste fino efetuado aos modelos pré-treinados, conduzem a resultados para tarefas de Pergunta/Resposta bastante satisfatórios, tendo atingido uma performance melhor do que os modelos originais e de outros trabalhos semelhantes..

Juri:

Presidente: Secundino Domingos Marques Lopes

Arguente: Maria Beatriz Guerra da Piedade

Orientador: Valentim Alberto Correia Realinho


TECNOLOGIAS DE VALORIZAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO DE ENERGIA

Resumo: .

Juri:

Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel Gonçalves Silva Romano

Arguente: Prof. Doutor Luiz Filipe Frechaut Trepa Torres Gonçalves Rodrigues

Orientador: Prof. Doutor Paulo Sérgio Duque de Brito


DOUTORAMENTO EM HIDROGÉNIO E GASES RENOVÁVEIS